"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos" William Shakespeare

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Os dez mandamentos de um cozinheiro.



1) Manter as facas bem afiadas

O instrumento de trabalho mais básico é a faca. Todas devem estar bem afiadas e se ela não tiver um bom desempenho, a culpa não é dela mas sim de quem não a afiou bem, você!

2) Trabalhar com a melhor equipa que o chef contratou

Para ser um bom Chef, não é preciso trabalhar com os vinte melhores de todos. Mas uns três ou quatro basta. Nem sempre o mais popular é o melhor. 

3) Manter a sua equipa sempre em ordem

Desde da preparação até o final da mise-en-place, tudo necessita estar em ordem para que no meio do serviço não aconteça imprevistos. Uma equipa bem organizada ganha respeito há restante brigada da cozinha.

4) Fazer as compras com inteligência

Aproveita-se tudo, pois tudo que não é usado significa lucro em potencial sendo deitado no lixo. 

5) Temperar com gosto 

O sabor de cada ingrediente é realçado pelo tempero adequado. Ter conhecimento das peculiaridades dos sabores e adequá-los ao resultado final desejado requer precisão e uma prática interminável.

6) Saber dominar o calor do fogão

Um grande cozinheiro tem tal intimidade com o conhecimento das temperaturas que desenvolve um sexto sentido para o tempo exato de cozimento. Aprende-se o básico sobre o calor, em todas as suas formas.

7) Aprender novos métodos sobre o mundo da culinária

Provar várias variedades de pratos de cozinha sempre que possível. Conhecer outras receitas para se enriquecer a formação de um Chef. Aproveitar as folgas para conhecer outros restaurante ou hotéis, comprar livros ler e tentar mergulhar no mundo gastronômico.

8) Conhecer os clássicos

Não importa nossa especialidade, os pratos clássicos cobrir o espectro inteiro de técnica e de ingredientes suficientes para dominar uma boa cozinha. O fundamental sobre molhos, caldos e temperos esta nos clássicos. 

9) Aceitar críticas

A crítica é uma forma do público de dizer como melhorar os nossos impulsos criativos. Por vezes passamos dias e noites onde somos observados e criticados pelos nossos superiores. É muito importante aprender com estas críticas e também saber como criticar de maneira construtiva.

10) Deve-se ter um diário com as nossas receitas

Não nos podemos lembrar de tudo o que se cozinhou durante uma vida. Por isso deve existir um diário, ou um computador, e uma máquina fotográfica, assim ficará mais fácil reviver tais memórias gustativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário