"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos" William Shakespeare

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ZUCOTTO NATALINO.


O que melhor neste Natal, do que unir o refrescante sabor do sorvete com a textura deliciosa do panetone ou chocotone?
Esta receita une estes dois ingredientes, surpreendendo o mais exigente dos paladares, uma receita simples e rápida para você usar na sua festa.

Ingredientes:

1 panetone de 500 gramas (ou chocotone)
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de cacau em pó
1 caixinha de creme de leite (fresco de preferência)
1 litro de sorvete de chocolate ou do sabor preferido
damascos secos picados
cerejas em calda (escorridas) picadas
nozes, ou castanhas ou avelãs picadas
uvas passas (brancas ou pretas)
½ barra de chocolate meio amargo




Cobertura: (opcional)

1 barra de chocolate picado (150 gramas)
1 lata de creme de leite

Forre uma tigela média de 16 cm de diâmetro com filme plástico. Corte o panetone em fatias finas, (reserve algumas fatias) umedeça-as no leite com cacau e forre o fundo e as laterais da forma. Reserve uma xícara (chá) de creme de leite e bata o restante na batedeira em ponto de chantilly. Faça uma camada de 2 cm de chantilly sobre as fatias de panetone. Leve ao freezer até endurecer. Sobre o chantilly coloque uma camada de sorvete de chocolate e leve novamente ao freezer até endurecer. Esfarele as fatias de panetone reservadas e umedeça no restante do leite com cacau.

Acrescente as frutas picadas, o chocolate derretido no microondas e o restante do creme de leite fresco. Misture bem até formar uma pasta. Coloque sobre o sorvete de chocolate, completando a fôrma. Leve ao freezer por 6 horas. Cobertura: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Misture o creme de leite e leve a geladeira até começar a endurecer. Bata na batedeira, até formar um creme. Desenforme o zuccoto e cubra com o creme. Decore com raspas de chocolate e frutas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário