"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos" William Shakespeare

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FOCACCIA


Focaccia Tradicional:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Focaccia é uma massa de origem italiana (Gênova), achatada (com no máximo 2 cm de altura) e macia, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália, é consumida tanto no desjejum, como aperitivo ou antepasto.
Esta é a definição do Wikipédia, eu definiria como....algo macio, único, que casa muito bem com azeite e alecrim, que perfuma a casa, que enche a boca e a alma, sensação gostosa que só provando para ter e com uma inspiração da colega Carla Maicá do blog Cucina Artusiana que me deixou com água na boca com as delícias que faz, e como está longe e não posso provar, arrisquei. Com água na boca? Então mãos na massa que essa receita é super fácil, e para começar 2013 com o pé direito e os dois na cozinha, Focaccia para vocês...beijos.

Vou descrever a receita como ela é feita exatamente, no decorrer irei colocando as medidas e tempos necessários.


Em uma batedeira com o gancho adicione 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo e 1/4 de xícara de chá de açúcar,batendo sempre na velocidade mínima, misture bem, vá adicionando o leite, no total será 265 ml de leite, vá colocando aos poucos. Junte o fermento fresco (para pão) 21 gr. esfarelado, batendo sempre, coloque mais um pouco do leite, adicione o sal, 1 e 1/4 de colher de chá e aumente a velocidade da batedeira e por último adicione a manteiga 1 e 1/2 colher de sopa,bata mais um pouco e coloque a mistura em uma cama de azeite. (Em um bowl com mais ou menos 1/2 xícara de chá de azeite coloque a massa e deixe descansar por 20 minutos).



Após este tempo, coloque a massa em uma forma de sua preferência, retangular, redonda, tanto faz, junte o azeite que está no bowl, estique a massa com as pontas dos dedos fazendo pequenos buracos em toda focaccia de modo que a superfície fique irregular. Polvilhe por cima da massa 1 colher de sopa de sal grosso, alecrim a gosto e regue com 1 xícara de chá de azeite. Deixe crescer, mais ou menos 1 hora e leve ao forno 180 graus por 25 minutos.







VARIAÇÕES:
Você pode substituir o alecrim por parmesão ralado, azeitonas, tomates cereja, use sua criatividade, mas o azeite é essencial. 

2 comentários:

  1. Elaine,

    Focaccia é um dos meus pães favoritos. Adoro ele assim, bem untuoso e com cheiro de alecrim

    Que bom que você arriscou.

    Super beijo e feliz ano novo!

    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  2. Graças a você e seus maravilhosos pães.
    Também gosto assim, com muitooo azeite e alecrim.
    Beijos para você também e um 2013 maravilhoso.

    ResponderExcluir