"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos" William Shakespeare

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LASANHA DE BACALHAU COM ABOBRINHA.











Estou para postar esta receita faz um tempo já, mas como a vida é uma correria só, peço desculpas pela demora de uma nova postagem.
Esta receita é uma delicia, bem mais leve e simples de fazer. Como a massa é substituída pela abobrinha fatiada, e a combinação de molhos e o bacalhau fica perfeita, esta é uma ótima sugestão para um prato saboroso e diferente nestes dias quentes.

Ingredientes:
2 abobrinhas italianas fatiadas para substituir a massa, coloque-as em água fervente com um pouco de sal, quando voltar a ferver, desligue o fogo e deixe-as na água por uns 5 minutos, escorra e reserve.
300 gr. de mussarela fatiada (reserve)

Molho vermelho:
4 tomates picados em cubos grandes
4 dentes de alho esmagados (aperte-os com a palma da mão)
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1 xícaras de chá de água
1 pitada de açúcar
sal
pimenta do reino a gosto
folhas de manjericão a gosto


Preparo:
Em uma panela coloque o azeite e a cebola, quando a cebola ficar transparente, adicione o tomate, o alho, o sal, o açúcar, a pimenta do reino e a água. Deixe ferver em fogo baixo até reduzir, mais ou menos uns 10 minutos. Desligue e adicione o manjericão, reserve.

Molho branco:
1 colher de sopa cheia de manteiga
2 colheres bem cheias de farinha de trigo
500 ml de leite
100 ml de creme de leite
sal
noz moscada ralada a gosto









Preparo:
Em uma panela coloque a manteiga para derreter (cuidado para não queimar, então a derreta em fogo baixo mexendo sempre), junte a farinha de trigo e mexa bem para cozinha-la (vira uma bolinha), despeje todo o leite e mexendo sem parar (de preferência com um fouet), deixe ferver, junte o sal e certifique-se de que não ficou nenhuma bolinha de farinha de trigo (caso isso aconteça, bata tudo no liquidificador). Desligue o fogo, junte o creme de leite, a noz moscada e prove o sal. Reserve.

Bacalhau:
500 gr. de bacalhau dessalgado e desfiado
1 cebola grande cortada em tiras finas
2 colheres de sopa de azeite
coentro ou salsinha a vontade


Preparo:
Caramelize a cebola no azeite, adicione o bacalhau dessalgado e misture delicadamente por uns cinco minutos, adicione o coentro ou a salsa. Desligue o fogo e reserve.

Montagem:
Em um refratário médio coloque uma concha pequena do molho de tomates, coloque as fatias de abobrinha, o bacalhau, o molho branco e por cima a mussarela. Repita as etapas até finalizar com o molho vermelho. Leve ao forno médio (180/200 graus) por 30 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário