"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos" William Shakespeare

terça-feira, 14 de maio de 2013

BOLO DE AMENDOIM

Junho para mim é sinônimo de Festas.....Junina claro, e só para começar a esquentar posto esta receita deliciosaaaaaaaaaaaaa e com a cara da época. Mãos na massa por que em Junho irei postar uma receita por semana para deixar este mês muito mais Junino.
Ingredientes:
3 gemas
3 claras
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amendoim torrado e moído
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:

Primeiro bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas o açúcar e a margarina até formar um creme. Coloque o leite, bata um pouco, depois a farinha de trigo, bata mais. E depois bata o amendoim. Por último misture o fermento em pó, sem bater. Acrescente as claras misturando delicadamente. Coloque em forma de furo central untada e polvilhada com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por mais ou menos 40 minutos.
Deixe o bolo esfriar.


Recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite (use a do leite condensado como medida)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher rasa de sopa de manteiga
1 xícara de amendoim torrado e triturado
1/2 xícara de creme de leite (reserve)

Preparo:
Em uma panela misture todos os ingredientes (menos o creme de leite) fazendo com que a farinha de trigo dissolva bem. Leve ao fogo alto mexendo sempre, e abaixe após ferver, quando engrossar como um brigadeiro, desligue, junte o creme de leite e deixe amornar.

Montagem:
Corte o bolo em três partes (muito cuidado, como é de furo central a chances dele quebrar aumentam), coloque o recheio nas duas camadas (reserve o da cobertura), monte o bolo (bolo, recheio, bolo, recheio e bolo), cubra com o restante do recheio/cobertura, polvilhe amendoim triturado e alguns inteiros e sinta-se em Junho já...só falta quentão e vinho quente...rs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário