Instagram


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vaca Atolada.


Para quem não conhece, uma breve história sobre este prato maravilhoso.
A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em Minas Gerais e outras regiões do Brasil.
Tropeiros valeparaibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.
Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.
No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.
Então vamos a receita, que no frio faz o maior sucesso.

Ingredientes:
1 kilo de costela de boi
800 gr de mandioca cortada em rodelas de 3 dedos de espessura
1 litro de água fervendo
1 lata de cerveja
4 dentes de alho
1 cebola grande em tiras
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto
coentro e cebolinha a gosto (ou salsa)

Preparo:
Na panela de pressão, coloque o azeite e frite a cebola em tiras quase até queimar, junte a carne, e refogue bem. Quando a carne estiver bem dourada, junte o alho, o sal e a pimenta do reino. Coloque então a cerveja e a água fervendo, tampe a panela e cozinhe por mais ou menos uns 45 minutos.
Quando a carne estiver bem macia, junte a mandioca e o coentro, prove o sal e leve novamente para pegar pressão por mais 10 minutos. Destampe, junte a cebolinha e sirva com arroz branco e farofa.

PS: Quanto mais ferver a carne, mais grosso o molho ficará. No final, o mais gostoso é saborear o molho com pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário